quinta-feira, 21 de abril de 2022

Projeto para Eleição de Representantes de Turma nas turmas de Anos Finais

      Proposta de Sequência Didática Multidisciplinar

          É chegado o tão esperado ano eleitoral e com ele, desperta-se a necessidade da sensibilização e conscientização acerca da representação popular nas urnas para os adolescentes, público alvo da etapa final do Ensino Fundamental. Muitos educadores e educadores sentem-se perdidos, sem saber como abordar a temática dentro e fora da sala de aula. Pensando nisso, o Blog Brincando de Aprender traz abaixo um modelo de sequência didática multidisciplinar com foco para turmas de 8º e 9º anos que propõe partir da experiência vivida para discussão dos processos eleitorais. Fique por dentro e não perde essa ideia! 


1. Disciplina e anos envolvidos: História e Matemática, 8° e 9° Ano do Ensino Fundamental
2. Tema central: Processo eleitoral e participação juvenil
3. Temas de apoio:  Histórico dos processos eleitorais no Brasil - Movimentos Sociais e organização popular - Linha do tempo e organização temporal - Atualidades - Leitura e interpretação de gráficos 
4. Justificativa: É de conhecimento geral os baixos índices de adolescentes entre 16 e 18 anos que cadastram e/ou atualizaram o título de eleitor para as eleições presidenciais de 2022. Com base na análise de conjuntura, a escola entende como fundamental garantir que os alunos em idade eleitoral entendam os processos históricos e reconheçam a luta por democracia no Brasil. Diante do exposto, justifica-se a construção do presente projeto para fomentar a participação popular juvenil nas decisões concernentes aos rumos de nossa sociedade civil.

 

5. Objetivos gerais e específicos: Conscientizar as turmas acerca da relevância da participação popular. -Apresentar ordem cronológica; -Vivenciar dinâmicas de processos eleitorais; -Identificar as etapas do processo eleitoral no Brasil; -Ler e interpretar gráficos simples; -Reconhecer a importâncias dos gráficos para ajudar a entender a sociedade. 

 

6. Enfoque pedagógico/Teoria pedagógica: -Construtivismo: Nesta teoria o trabalho de ensinar não se limita a transmissão de conteúdos. Ela procura estimular a procura do conhecimento. Neste plano é aplicada: quando o professor procura dar tempo para que os alunos formulem seus pontos de vista;  
7. Recursos tecnológicos - Projetor, notebook, celulares, internet, recursos do Google, aplicativo Canva; - Técnicas: Aula expositiva e dialogada, atividades em sala de aula, atividades de interação entre as classes; -Disponível em casa: Celular 
8. Etapas e suas estratégias de realização: >Antes da aula 1: baixar o aplicativo Canva e dominar as suas ferramentas gratuitas; 2: direcionar os alunos nos grupos das turmas a fazer uma pesquisa sobre a transição de império para república, conteúdo já administrado anteriormente; 3: preparar questões sobre gráficos baseadas no resultado da votação dos representantes de turma; 4:organizar as etapas e o edital do processo eleitoral; 5: buscar vídeos acerca da linha do tempo de presidentes do Brasil 
>Durante a aula presencial_ plano A: 1: Exibir vídeos sobre a linha política dos presidentes do Brasil 2:Ampliar a discussão, abrindo debate sobre as interpretações dos alunos; 3: Apresentar a proposta de uma eleição da escola; 4: Discutir o edital com as turmas 5: Explicar como funciona o Google Formulário e sua utilidade para estudantes 6: Deixar os alunos criarem o formulário 7: Organizar coletivamente as regras da campanha; 8: Fiscalizar a votação 9: Divulgar e discutir os resultados por turma. 
 
>Durante a aula online _ plano B: 1: Preparar e postar as atividades na Plataforma de ensino remoto da Prefeitura Municipal; 2: Gravar vídeo explicativo da proposta e conteúdo; 3: receber os resultados da pesquisa da turma; 4: enviar link dos vídeos propostos na atividade presencial; 5: Fazer todas as observações necessárias quanto as questões inicialmente passadas; 6: Disponibilizar na plataforma Google, o Google Formulários; 7: Apresentar a plataforma e dar tutoria de uso da ferramenta; 8: Lançar atividades complementares; 9: Construção dos vídeos de campanha dos candidatos a representantes de turma; 10: Votação e resultado 9: Disponibilizar questões de avaliação dos projetos.


9. Definição de papéis: O projeto Será divido em 5 e 3 tempos de aula de história e matemática em cada turma. A professor apresentará os vídeos e abrirá um debate sobre o tema da democracia no Brasil. A seguir, as turmas serão divididas em grupos para discutir sobre cada governo e depois partilhar com o grande grupo. A aula continuará com a apresentação do edital de para concorrer a representantes de turma e logo após esse momento, as turmas serão apresentadas a plataforma do Google Formulário para construirmos juntos a enquete de votação com nossos candidatos, que terão 10 minutos para fazer sua campanha. Neste momento da aula haverá a votação seguida de resultado. Após intervalo para refeição, as turmas receberão atividades sobre análise e interpretação de gráficos com os resultados das eleições.  
10. Sites e bibliografia de apoio: 
11. Coleta de dados: 
> Cronologia: Todos os Presidentes do Brasil (Deodoro da Fonseca até Jair Bolsonaro). Este vídeo será o para iniciar a aula, mostrado como a cronologia de todos os presidentes brasileiros, do primeiro ao atual. 
> Posteriormente iremos exibir o vídeo A importância e a responsabilidade de ser um representante de turma   e o vídeo Funções de um representante de turma  para os alunos entenderem a importância do representante de turma e suas funções perante a classe. 
12. Seleção do material: Sites, vídeos, mapas e gráficos para a amostragem. 
13. Programação visual: A aula iniciará com provocações acerca do cenário atual do Brasil e do mundo. Em seguida, a conversa será direcionada a temática das eleições presidenciais de 2022 e será feito um levantamento de quantos alunos já tiraram o título de eleitor e estão pensando 4 sobre o assunto. Logo após serão exibidos dois vídeos explicativos sobre o processo eleitoral e sobre a linha do tempo dos presidentes do Brasil do governo Deodoro da Fonseca ao Governo Bolsonaro. Será proposto que as turmas se organizem em grupos para as discussões lançadas e que as discussões sejam socializadas. Após esse momento, será introduzida a proposta de eleição de representantes de turma como dinâmica fortalecedora do conteúdo e atividade avaliativa. Coletados os dados dos candidatos, vamos todos ao Laboratório de Informática conhecer 
14. Meios para a execução: Num primeiro momento o professor abordará a turma algumas questões comuns ao cotidiano, resolvendo as mesmas com o auxílio dos alunos conduzindo assim uma investigação dos conhecimentos já adquiridos, fazendo uma transposição da linguagem informal para a linguagem estatística, com a elaboração dos gráficos contendo o percentual de votos válidos que cada candidato recebeu e dos votos brancos ou nulos, evidenciando a importância da abordagem matemática para que a interpretação dos dados seja feita de forma mais clara e precisa possível. E a partir disso, compreender a importância do ensino de uma matemática crítica inclusive no combate às chamadas “Fake News” que muitas vezes se baseiam em dados incorretos ou ainda fora do contexto para manipular o entendimento do público utilizando uma linguagem tendenciosa. No momento em que o aluno consegue discernir melhor os dados apresentados a ele e além disso, seria capaz de ir atrás dos dados corretos de forma cada vez mais autônoma o que acaba contribuindo e garantindo a lisura do processo eleitoral. Num segundo momento será apresentada a história do conteúdo, ressaltando a importância das eleições na vida das pessoas, como o cotidiano pode ser afetado por tais escolhas e quais direitos e deveres civis surgem a partir do processo democrático que é fundamental na realidade social em que vivemos. 
15. Avaliação: - Resenha crítica sobre o tema, abordando o que o aluno julgar mais relevante. - pesquisa de notícias falsas relacionadas as eleições com as suas devidas correções. Ambas valendo 5 pontos. 
16. Cronograma: 
1º tempo - recepção dos alunos e apresentação do tema 
2º tempo - definição do tema 
3º tempo - exemplos 
4º tempo - atividade 
5º tempo - avaliação

 


 Essa foi a proposta de intervenção que nosso querido Blog trouxe hoje, espero que tenham gostado! caso leve a proposta para sua escola, deixe nos comentários o que você achou do desenvolvimento da atividade e até breve!


lembre-se sempre: Brincar como prática e Aprender como objetivo!

 

Projeto para Eleição de Representantes de Turma nas turmas de Anos Finais

      Proposta de Sequência Didática Multidisciplinar              É chegado o tão esperado ano eleitoral e com ele, desperta-se a necessida...